
A vacinação é um dos métodos mais eficazes para prevenir a ocorrência e a disseminação de doenças no rebanho, mantendo os animais saudáveis e diminuindo os prejuízos econômicos da pecuária.
A aplicação correta da vacina garante a saúde e o bem-estar do rebanho, e a produtividade do produtor, que conta com animais saudáveis e não precisa lidar com perdas ou gastos maiores em casos de doenças. Mas a garantia de um bom resultado também depende da qualidade da vacina, da resposta imune do animal e do processo de vacinação. Para isso, são necessários alguns cuidados, desde a aquisição, o transporte e a armazenagem, até a aplicação efetiva, para evitar que ocorra qualquer tipo de contaminação e não haja risco para os animais.
Apesar da grande variedade de vacinas para bovinos disponíveis no mercado, a escolha do produto mais indicado deve estar de acordo com a legislação específica para cada enfermidade, e do calendário de controle sanitário adotado pelo produtor. É importante adquirir produtos confiáveis, de alta qualidade, eficácia e segurança, e sempre consultar um médico veterinário para obter as informações corretas.