Você sabe o que é sistema ILP e como ele pode ajudar a sua fazenda ser mais produtiva? O método é ecologicamente correto e aumenta a lucratividade.

O sistema ILP (sistema Integrado Lavoura-Pecuária) é uma forma de explorar as atividades pecuárias e agrícolas de maneira integrada e sinérgica, apostando na sucessão ou rotação de culturas de acordo com a época do ano.
Isso aumenta a eficiência do uso dos recursos da terra em uma mesma área e, além disso, diminui consideravelmente o impacto sobre o meio ambiente. Então, além de aumentar a produtividade e a qualidade, é ecologicamente correto.
De forma geral, o método é feito através da diversidade da produção, de maneira que aumente a eficiência e estabilidade. Consequentemente, isso traz grandes resultados positivos ao produtor rural (incluindo, obviamente, maior lucratividade).
Quer entender melhor como funciona esse sistema e se é efetivamente possível alinhar essa metodologia com a sua fazenda?

Sistema ILP: melhor maneira de unir o útil ao agradável
O sistema ILP é uma forma de resolver um problema que já existe há décadas na agricultura: a monocultura (produzir apenas um tipo de alimento). Essa escolha causa um grande impacto ambiental, pois o solo acaba ficando pobre e a produção ainda é baixa.
Ao rotacionar os tipos de cultura e conciliá-la com pecuária há o maior equilíbrio do terreno. A produtividade aumenta e o solo fica mais rico. Ou seja, você, a terra e o meio ambiente acabam ganhando.
É uma ótima forma de compensar as áreas degradadas – inclusive por desmatamento. De forma geral, os objetivos do sistema Integrado Lavoura-Pecuária são:
- Recuperação de áreas degradadas
- Melhorar a qualidade do solo
- Melhorar a qualidade biológica da terra com a pastagem
- Aumentar a fertilidade do solo
- Aumentar a produtividade de grãos
- Produzir pasto
- Reduzir consideravelmente os custos (seja nas atividades pecuárias quanto nas atividades agrícolas)
- Aumentar a lucratividade do produtor

Sistema ILP é eficaz para qualquer tipo de produtor?
Uma pergunta muito recorrente sobre o sistema ILP é se o método pode ser aplicado por qualquer produtor, inclusive àqueles que trabalham em fazendas menores e que não possuem tanto investimento em tecnologia.
Veja bem, o sistema Integrado Lavoura-Pecuária pode ser eficaz até mesmo para pequenos produtores rurais, entretanto, é fundamental entender que cada caso é um caso e é preciso fazer um estudo diagnóstico pontual antes de implantar o sistema.
O ILP não é um método fixo e que possui uma “receita de bolo”. O plano depende do solo, do clima, do tamanho da fazenda, dos tipos de animais criados, enfim, de absolutamente tudo envolvendo a lavoura e a pecuária.
Então, se você deseja apostar nesse método para aumentar sua produtividade, lucratividade e qualidade de produtos, é preciso avaliar a fazenda como um todo para que seja possível elaborar uma proposta condizente com a SUA realidade.
Por que é tão importante contar com ajuda profissional
A implantação do sistema ILP por si só não é complexa, mas o estudo que deve ser feito para que o método funcione exige muito conhecimento de diversos fatores, como já foi falado anteriormente.
Considerando isso, é fundamental contar com ajuda de profissionais. Essa é a maneira de garantir que o solo seja aproveitado da melhor forma possível, aumentando a produção e a lucratividade do produtor.
E se você quer melhorar ainda mais a produtividade e lucratividade do seu negócio rural, o melhor caminho para isso é investindo em tecnologia rural.
A Açôres – Troncos e Balanças – conta com diversos equipamentos que irão revolucionar a metodologia da sua fazenda, aumentando a produtividade, qualidade dos produtos e a lucratividade. Unindo essas tecnologias com o sistema ILP os resultados serão certos!