Sistema ILP: melhor maneira de unir o útil ao agradável

O sistema ILP é uma forma de resolver um problema que já existe há décadas na agricultura: a monocultura (produzir apenas um tipo de alimento). Essa escolha causa um grande impacto ambiental, pois o solo acaba ficando pobre e a produção ainda é baixa.

Ao rotacionar os tipos de cultura e conciliá-la com pecuária há o maior equilíbrio do terreno. A produtividade aumenta e o solo fica mais rico. Ou seja, você, a terra e o meio ambiente acabam ganhando.

É uma ótima forma de compensar as áreas degradadas – inclusive por desmatamento. De forma geral, os objetivos do sistema Integrado Lavoura-Pecuária são:

  • Recuperação de áreas degradadas
  • Melhorar a qualidade do solo
  • Melhorar a qualidade biológica da terra com a pastagem
  • Aumentar a fertilidade do solo
  • Aumentar a produtividade de grãos
  • Produzir pasto
  • Reduzir consideravelmente os custos (seja nas atividades pecuárias quanto nas atividades agrícolas)
  • Aumentar a lucratividade do produtor

Sistema ILP é eficaz para qualquer tipo de produtor?

Uma pergunta muito recorrente sobre o sistema ILP é se o método pode ser aplicado por qualquer produtor, inclusive àqueles que trabalham em fazendas menores e que não possuem tanto investimento em tecnologia.

Veja bem, o sistema Integrado Lavoura-Pecuária pode ser eficaz até mesmo para pequenos produtores rurais, entretanto, é fundamental entender que cada caso é um caso e é preciso fazer um estudo diagnóstico pontual antes de implantar o sistema.

O ILP não é um método fixo e que possui uma “receita de bolo”. O plano depende do solo, do clima, do tamanho da fazenda, dos tipos de animais criados, enfim, de absolutamente tudo envolvendo a lavoura e a pecuária.

Então, se você deseja apostar nesse método para aumentar sua produtividade, lucratividade e qualidade de produtos, é preciso avaliar a fazenda como um todo para que seja possível elaborar uma proposta condizente com a SUA realidade.

Por que é tão importante contar com ajuda profissional

A implantação do sistema ILP por si só não é complexa, mas o estudo que deve ser feito para que o método funcione exige muito conhecimento de diversos fatores, como já foi falado anteriormente.

Considerando isso, é fundamental contar com ajuda de profissionais. Essa é a maneira de garantir que o solo seja aproveitado da melhor forma possível, aumentando a produção e a lucratividade do produtor.

E se você quer melhorar ainda mais a produtividade e lucratividade do seu negócio rural, o melhor caminho para isso é investindo em tecnologia rural.

A Açôres – Troncos e Balanças – conta com diversos equipamentos que irão revolucionar a metodologia da sua fazenda, aumentando a produtividade, qualidade dos produtos e a lucratividade. Unindo essas tecnologias com o sistema ILP os resultados serão certos!