fbpx

Por que usar curral de manejo

Por que usar curral de manejo

Se você trabalha com gado provavelmente possui em sua fazenda um curral convencional, possivelmente feito de madeira e que já está instalado há alguns anos. Você já pensou em substituí-lo por um curral de manejo inteligente?

Talvez você nem se dê conta do quanto os currais convencionais diminuem a produtividade e qualidade de operação (e não ter essa visão é absolutamente normal).

Entretanto, se você quiser otimizar todos os seus processos dentro da fazenda, o manejo inteligente é a chave para isso. Investir em tecnologia é sinônimo de qualidade, produtividade, economia e, claro, maior rentabilidade e lucratividade.

Quem trabalha com animais sabe o quanto o curral tem papel fundamental no desenvolvimento das atividades. O curral de manejo inteligente traz possibilidades revolucionárias que irá trazer grandes resultados para os produtores rurais.

Curral de manejo inteligente: como funciona

Quando falamos em curral de manejo inteligente é preciso entender que há algumas possibilidades no mercado, visto que existem diferentes fornecedores para o mesmo produto.

A Açôres -Troncos e Balanças- também trabalha com o curral e trouxe ao mercado uma tecnologia simplesmente revolucionária: o curral móvel.

Quando é necessário que os animais fiquem no curral, qual o procedimento padrão? Levá-los até a estalagem, correto? Esse processo proporciona perda de tempo, desconforto do animal, perda de peso (se necessitar movimentá-los por longas distâncias) e trabalho.

O curral de manejo móvel é uma opção que trabalha com a logística oposta: não são os animais que vão até ele, mas, sim, a estrutura que vai até o gado.

Além disso, sistemas mais bem elaborados tem o propósito de diminuir a mão de obra necessária para operá-los, trazendo maior economia.

Em apenas algumas horas é possível montar o curral e direcionar os animais. Você economiza tempo e ainda proporciona uma experiência mais confortável ao gado. Os propósitos deste equipamento são:

  • Imobilizar completamente do animal (e totalmente seguro)
  • Mais segurança no momento da vacinação, castração e inseminação
  • Proporcionar mais conforto com a pescoceira anatômica
  • Possibilita pesagem dos animais no próprio tronco
  • Embarcamento seguro
  • Sistema para operador com apenas um funcionário
  • Proteção contra coices
  • Saída lateral para o gado não se enroscar no tronco

Possibilidades do curral de manejo inteligente

É muito comum que os produtores rurais – principalmente os pequenos – tenham certo receio em investir em tecnologia. Isso porque os equipamentos podem ter um valor considerável, mas essa mentalidade deve ser flexibilizada.

Quando uma tecnologia é bem desenvolvida e consegue ser instalada de forma personalizada (que é o caso dos equipamentos da Açôres), a economia proporcionada pelas inovações rapidamente alcançam o investimento.

A maior lucratividade e rentabilidade se manifestam de diversas formas, como: é necessário menos mão de obra, a produtividade aumenta e a qualidade melhora, por exemplo.

Quando todos os sistemas tecnológicos são acoplados nas unidades de forma sinergética é possível ter alto controle de todos os processos. Vacinação, peso, fertilidade, quantidade de cabeças, sexo, enfim, tudo passa a ser planilhado e avaliado de forma melhor.

Bem-estar animal

Sempre pontuamos sobre os benefícios que os equipamentos tecnológicos, incluindo o curral de manejo inteligente, trazem ao produtor rural e aos seus lucros, mas há, também, uma questão importante: o bem-estar animal.

Currais que são desenvolvidos pensando no gado conseguem promover um ambiente mais confortável. Isso evita que o animal fique estressado (o estresse compromete seus subprodutos e também dificulta manejá-los).

Quer conhecer ainda mais sobre o curral de manejo? Conheça o modelo do curral metálico móvel e como ele pode agregar valor à sua fazenda e aos seus produtos! Acesse a página da Açôres.

2020-09-28T20:25:06+00:00
WhatsApp Click aqui para você ser melhor atendido