fbpx

Por Onde Começar Com A ILP

Por Onde Começar Com A ILP

Você é produtor rural e está tomando conhecimento do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária? De fato, essa metodologia está cada vez mais presente nas propriedades, mas onde começar a ILP?

Muitos se questionam se este projeto é efetivamente para qualquer negócio de agropecuária e a resposta é “sim”, mas, claro, tudo deve ser adaptado à realidade de cada produtor.

Aqui trouxemos os principais passos para instalar esse sistema em sua fazenda. Acompanhe e entenda um pouco mais sobre o processo de instalação.

Onde começar a ILP: diagnóstico

Saber onde começar a ILP é essencial para desenvolver um plano de ação eficiente. O primeiro passo que deve ser desenvolvido é o diagnóstico, ou seja, avaliar a sua propriedade pontualmente e ponderar qual o melhor modelo a seguir.

É imprescindível fazer uma análise sobre o solo, questões ambientais, clima e quais são as condições estruturais que o empreendimento disponibiliza.

Elaborar um bom diagnóstico envolve até mesmo levantar a lista de equipamentos, afinal, então adianta propor medidas que não consigam ser realizadas pelas ferramentas que estão efetivamente disponíveis.

Outro ponto que deve ser ponderado é: qual o investimento que o produtor rural está pensando em fazer? É claro que quanto mais investir, mais completa será a estruturação, mas a realidade não permite o investimento ilimitado.

O diagnóstico se faz ainda mais importante nesse caso, pois quanto mais você entender da sua propriedade e das possibilidades que o local oferece, mais facilmente será encontrado um modelo de ILP eficaz.

Também é fundamental avaliar o mercado, isso poderá te dar um direcionamento do que está funcionando ou não. Então, o primeiro passo de onde começar a ILP é o diagnóstico!

Prossiga com o planejamento

Após ter estudado todos os detalhes que possam influenciar na implantação de ILP, está na hora de prosseguir com o planejamento. Escolha qual o modelo é mais adequado para a sua propriedade.

Lembrando que cada fazenda possui as suas próprias características, então não é possível definir um modelo padrão para todos.

Também é importante planejar como tudo isso será incrementado. Não é nem um pouco aconselhado implantar a área de uma vez só, é mais adequado fazer o projeto aos poucos.

Onde começar a ILP: projeto técnico

Estando o planejamento engatilhado e bem definido, começa efetivamente o projeto técnico. Aqui é necessário avaliar a viabilidade técnica e econômica através de estudos bem detalhados e verossímeis.

Muitas vezes o produtor rural irá precisar fazer um empréstimo. Nesses casos, procure bastante e escolha a melhor opção de crédito disponível no mercado. E lembre-se: faça um bom planejamento para quitar essa dívida.

Começando o projeto e acompanhamento

Então, se você quer saber onde começar a ILP efetivamente: é nessa etapa, a implantação.

Tudo já estará previamente organizado, cotado e estruturado. O sistema é complexo e é mais recomendado contratar mão de obra especializada para tirá-lo do papel.

É tentador contratar profissionais com pouca experiência pelo fato de serem mais baratos, entretanto, investir em mão de obra desqualificada pode comprometer todo o projeto.

Sendo assim, invista em uma estrutura de qualidade – do início ao fim. Assim que tudo estiver devidamente implementado surgirá outra questão primordial: o acompanhamento.

Não adianta fazer um bom diagnóstico, escolher o melhor modelo, desenvolver o projeto mais eficiente se, depois de implementado, não houver a devida fiscalização para manter todas as coisas em ordem.

Então, agora você já sabe onde começar a ILP, falta buscar ajuda profissional para tirar essa ideia do papel. Os resultados desse projeto? São extremamente positivos e os proprietários rurais sempre têm as suas expectativas atendidas.

2020-08-27T14:01:55+00:00
WhatsApp Click aqui para você ser melhor atendido