A pecuária 4.0 é a nova onda do mercado e aqueles que não se adaptarem acabaram ficando para trás perante a concorrência, visto que o ramo se mostra cada vez mais competitivo e acirrado.
O investimento em novas tecnologias é a melhor forma de trazer novas técnicas e, também, aumentar a sua lucratividade (que é o objetivo principal de qualquer empreendimento).
Hoje em dia há diversas soluções inteligentes que buscam melhorar os resultados da fazenda e, dentre elas, muitos equipamentos automatizados.
A pecuária 4.0 e os equipamentos automatizados
É quase impossível falar de pecuária 4.0 sem falar sobre automatização. A alta tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia do campo, principalmente para acompanhar o volume de produção do agronegócio.
A demanda do mercado interno e externo está crescendo e o produtor – seja ele grande ou pequeno – precisa adquirir técnicas, estratégias e equipamentos que subsidiem uma produção maior e de melhor qualidade.
A qualidade, inclusive, é um ponto muito importante, pois competitividade de preço não é mais o único fator determinante, é preciso ter qualidade de produtos.
E, na verdade, mais do que isso: é preciso demonstrar um negócio sustentável.
O mercado consumidor está cada vez mais exigente nesse sentido, então a pecuária 4.0 une uma série de conceitos, como:
- Automatização
- Melhoria contínua
- Maior qualidade de produtos e processos
- Maior precisão
- Erros reduzidos
- Menores riscos
- Redução de custos
- Maior produtividade
- Maior competitividade
- Fluxo de trabalho
- Menos mão de obra
Quanto mais automatizado for o seu processo, mais você atenderá aos benefícios citados. Tecnologia deixa todos os procedimentos mais contínuos e precisos, sendo o resultado final de tudo isso um só: maior lucratividade.
Então, não é um “gasto” ou “perda de dinheiro”, pois quanto mais você investe em sua fazenda, melhor. É inegável que você terá maiores chances de sucesso em sua propriedade.
Pecuária 4.0 da prática
E como funciona a pecuária 4.0 na prática? Bem, tudo gira em torno do manejo inteligente do gado e isso não necessariamente precisa envolver equipamentos high tech.
Entretanto, o auge da automatização com toda a certeza promove um negócio diferenciado, quanto a isso não restam dúvidas (por todos os motivos que já foram citados anteriormente).
Quando falamos em equipamentos tecnológicos há alguns muito famosos no mercado, como as balanças eletrônicas, apartadores automáticos e troncos automatizados.
Esses equipamentos conseguem otimizar todas as etapas, promovendo uma melhoria incrível de processos. Uma única balança eletrônica consegue, por exemplo, identificar o gado rapidamente na pesagem e enviar o valor diretamente para o seu banco de dados.
Tais informações, por sua vez, são facilmente trabalhadas e analisadas. Os troncos promovem o fluxo de atividades, reduzindo a mão de obra nessa etapa da operação e promovendo bem-estar animal.
Mas, claro, os pormenores dependem de cada fornecedor, pois os equipamentos podem ter o mesmo princípio, mas os detalhes – e, claro, a qualidade – são diferenciados.
Quando você investe da maneira correta em equipamentos e estruturas automatizadas você está integrando o seu negócio à pecuária 4.0 da melhor maneira possível.
Conheça os equipamentos da Açôres – Troncos e Balanças
Não há dúvidas de que a Açôres é uma das companhias de maior destaque no Brasil quando o assunto é pecuária automatizada. Seus equipamentos e ferramentas possuem altíssima tecnologia.
O objetivo da empresa é promover otimização e melhoria de processos, de modo a cortar gastos, tempo e, obviamente, aumentar a lucratividade.
Quer saber mais como a pecuária 4.0 pode “invadir” a sua fazenda e lhe trazer muito lucro? Conheça os equipamentos e estruturas da Açôres.