Se você é pecuarista, seja de uma propriedade grande ou pequena, e nunca ouviu falar nada sobre manejo na pecuária, saiba que você está por fora da principal tendência deste mercado.

Hoje em dia as ferramentas, equipamentos, processos e até mesmo questões culturais dentro de uma corporação se modificam de forma rápida. Aqueles que não conseguem acompanhar acabam ficando para trás.

Isso porque a maioria dessas novidades gira em torno da tecnologia, algo que objetiva trazer eficiência de processos, economia e qualidade. Se você não agregar esses quesitos à sua produção, muito provavelmente não se tornará competitivo.

Apesar de parecer uma linguagem um pouco agressiva, essa é a lógica de mercado, infelizmente. Entretanto, não deve ser vista com maus olhos, pois a tecnologia veio para AJUDAR o seu empreendimento em questões que você nunca nem imaginou!

Afinal, o que é manejo na pecuária

O manejo na pecuária é, na verdade, um conjunto de práticas que visam a otimização e gestão de processos através da automatização – ou simples organização – de taferas.

São boas práticas que você pode implementar em sua fazenda, independente do tipo de animal que você crie. Para o gado, por exemplo, há diversas soluções tecnológicas que melhoram a produtividade, reduzem o tempo de operação e muito mais!

O melhor de tudo é que ao mesmo tempo em que você otimiza todas as etapas do trato com o gado, você também estará proporcionando bem-estar animal (se apostar nas ferramentas corretas, claro).

A pecuária está entrando na era 4.0 o manejo inteligente é essencial para quem deseja acompanhar as tendências e manter o seu lugar no mercado.

Quais são os principais benefícios de investir em manejo na pecuária

Muitos pensam que investir em tecnologia é um gasto, mas, muito pelo contrário. Essa ideia é totalmente equivocada, pois o manejo na pecuária proporciona aumento na lucratividade de diferentes maneiras:

  • Agiliza os processos

Como já dito anteriormente, a automatização de processos proporciona a otimização e, consequentemente, diminui o tempo de operação.

  • Menos mão de obra

Quando você investe em tecnologia é possível cortar grande parte da mão de obra, pois os procedimentos ficam mais simples e há a economia de etapas devida à automatização.

Quem é empreendedor, sabe que custear um funcionário não é barato e, por isso, poder dispensar alguns faz muita diferença.

  • Menos erros e falhas

Outro ponto positivo do manejo na pecuária é que ele diminui erros e falhas, duas coisas que normalmente acarretam em perda de dinheiro e tempo.

  • Bem-estar animal

Algo muito interessante é que várias práticas de manejo prezam pelo bem-estar do animal. Equipamentos inovadores começam a pesar o conforto do gado e qualidade de vida.

  • Fácil manuseio de gado

Quando os animais sentem-se mais tranquilos e menos irritados, fica mais fácil lidar com eles. Então, se você apostar em ferramentas de manejo inteligente, terá um gado mais calmo (isso também economiza tempo).

  • Produtos finais com maior valor agregado

Pesquisas apontam que quanto menos estressados estão os animais, mais eles produzem, reproduzem e, também, melhor é a qualidade da carne.

Conheça as soluções da Açôres – Troncos e Balanças

E onde encontrar soluções inteligentes para manejo na pecuária? Essa pergunta é muito simples, basta conhecer a Açôres – Troncos e Balanças.

A empresa atua há anos no ramo da agropecuária, tendo forte reconhecimento nacional por conta das suas tecnologias, principalmente para gado.

No site você consegue conhecer um pouco mais das ferramentas para manejo na pecuária. É possível pedir um orçamento personalizado para a sua fazenda, então não perca tempo! Investimento em tecnologia é lucratividade!