A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é um método tecnológico desenvolvido para acabar com os problemas de inseminação artificial convencional, que inclui ineficiência na detecção do cio, por exemplo.

A técnica é utilizada em rebanhos através de fármacos que conseguem sincronizar e controlar o ciclo de ovulação dos animais, tornando-se possível a inseminação em horários anteriormente determinados. Isso proporciona altas taxas de concepção.

O método também tem a capacidade de trazer os animais (obviamente, as fêmeas) em anestro à ciclicidade através da adição do hormônio eCG no procedimento IATF.

Se você lida com pecuária e ainda opta pela monta natural ou métodos de inseminação menos eficazes, é importante conhecer um pouco mais sobre a Inseminação Artificial em Tempo Fixo.

Entenda mais sobre a IATF

As vantagens de se optar pela metodologia IATF são muitas, mas surgem muitos questionamentos a respeito da viabilidade dessa tecnologia. Será que é possível aplicar o programa de inseminação em qualquer fazenda?

Primeiramente, é preciso lembrar que cada caso é um caso, então não é possível dar uma resposta pontual sobre o assunto. Mas, de modo geral, podemos afirmar que a prática pode ser considerada em qualquer empreendimento pecuário.

Sobre o método, ele traz muitas vantagens, como:

  • Maior controle zootécnico
  • Possibilita a escolha do dia do parto
  • Melhora a questão do manejo
  • Possibilita a realização de diferentes cruzamentos
  • Ocorre o melhoramento genético
  • O aumento financeiro é muito maior

Mas, como já foi citado anteriormente, cada caso é um caso e é necessário estudar pontualmente as condições do produtor antes de instalar a tecnologia de IATF.

É possível utilizá-la em qualquer empreendimento, mas é indispensável que haja o investimento na infraestrutura adequada. Isso acarreta maior gasto com insumos e mão de obra especializada.

Muitas fazendas, principalmente de pequeno porte, ainda não tem a condição de investir nessa tecnologia em um primeiro momento, mas não devem deixar de considerá-las assim que possível, pois o retorno financeiro é muito interessante.

A importância de mão de obra capacitada no IATF

O método traz muitos resultados positivos e irá fazer com que a taxa de prenhez entre as vacas de sua fazenda aumente consideravelmente. Mas, para isso, é muito importante contar com uma equipe qualificada.

Apesar de trazer muitos benefícios, é imprescindível que o método seja feito de forma correta, caso contrário os resultados são comprometidos.

E por não ser um investimento pequeno, o “barato pode sair caro”, então, considere apenas profissionais que tenham a garantia de bons resultados.

O sistema também elimina o controle do cio dos animais, já que tudo é previamente programado. Quanto maior for a gestão, melhores serão os resultados (e é exatamente essa a proposta do sistema de Inseminação Artificial em Tempo Fixo).

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça o curso do Dr. Gustavo

Demos uma breve resumida (bem superficial) sobre a IATF. Esse assunto é complexo e há diversos detalhes que devem ser entendidos, assim como mitos que devem ser desmistificados.

Se você deseja aprender mais sobre a Inseminação Artificial em Tempo Fixo a nossa recomendação é o curso do Dr. Gustavo Santos. Ele é dividido em vários módulos e alguns deles tratam pontualmente desse método.

O conteúdo é bem fácil de entender e você passará a compreender qual é a real necessidade de práticas de inseminação artificial na sua fazenda.

De fato, o método da IATF traz grandes resultados e com um bom projeto é possível aplicar em sua fazenda de acordo com as particularidades de seu próprio empreendimento. Acesse o curso do Dr. Gustavo Santos através deste link e aproveite!