fbpx

Monta Natural X IATF – Entenda Mais Sobre

Monta Natural X IATF – Entenda Mais Sobre

Quais são as principais diferenças entre a Monta natural x IATF? Em linhas gerais, a monta é o processo natural, onde um boi deixa uma vaca prenha em seu período fértil.

Já a IATF é uma tecnologia de Inseminação Artificial em Tempo Fixo, ou seja, há a manipulação da gestação das vacas.

Muitos pecuaristas se questionam sobre o assunto, perguntado-se se a inseminação artificial é realmente eficaz e se é algo que realmente vale o investimento.

Aqui iremos explicar um pouco mais das vantagens e desvantagens de cada metodologia.

Monta natural x IATF: quais são as vantagens de cada um

Para discutir entre Monta natural x IATF nada mais justo do que discorrer sobre as vantagens de cada uma destas modalidades. Primeiramente, as vantagens de se optar pela inseminação artificial são:

  • Não há a necessidade de possuir touros de variadas raças no campo, já que as raças ideias de cruzamento já são definidas pela fazenda
  • A inseminação trabalha a otimização de características interessantes nos animais, ou seja, é possível ter touros melhorados geneticamente. Esses genes, por sua vez, passarão para o bezerro.
  • Aumento da taxa de reprodutividade

A técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo é extremamente utilizada hoje em dia e os seus resultados são surpreendentes. Entretanto, para que todos esses benefícios sejam concretizados, é essencial uma equipe experiente no assunto.

Sobre a Monta Natural, quais são os benefícios? Na verdade, podemos apenas citar que as vantagens desse método é o fato de ele ser puramente natural.

Entre Monta natural x IATF qual escolher? Aparentemente fica bem simples optar pela Inseminação Artificial, mas tome muito cuidado! Como foi dito anteriormente, isso só é uma boa ideia se a fazenda oferecer as condições para tal.

É necessário ter mão de obra (qualificada e experiente), instalações estruturadas para permitir o manejo das operações, contenção apropriada de animais, enfim: é necessário investimento e gerenciamento das atividades.

Isso quer dizer que será necessário um alto investimento? A tecnologia de inseminação artificial não é algo muito barato no mercado, mas os produtores devem ter algo muito claro em mente: a lucratividade de toda essa operação.

Mas, de qualquer forma, é importante alinhar à realidade do fazendeiro. Então, quando as boas condições não são oferecidas, a monta natural pode ser a melhor opção.

Monta natural x IATF: o que compensa mais

A essa altura, talvez você esteja se perguntando qual é mais rentável: Monta natural x IATF. Investir em tecnologia pode parecer uma estratégia arriscada, entretanto, a monta natural exige altíssimo investimento em bois.

Considerando que a vida reprodutiva destes animais dura apenas alguns anos, possivelmente será necessário adquirir novas cabeças, principalmente se a eficiência reprodutiva das vacas for baixa (o que eventualmente acontece na monta natural).

Para os proprietários mais tradicionais, talvez essas ideias sejam muito revolucionárias e podem até mesmo parecer assustadoras. Entretanto, a técnica é usada há anos e quando bem feita retorna resultados incríveis.

Mas, claro, é sempre importante ponderar a realidade de cada fazendeiro e propriedade, buscando adequar as melhores técnicas disponíveis para cada caso.

Entenda onde você irá lucrar

O Dr. Gustavo Santos, do Canal Pecuária Alta Performance Açôres, traz um conteúdo muito interessante sobre Monta natural x IATF em seu canal.

Aqueles que ainda estão com dúvidas sobre o procedimento, principalmente sobre as questões de lucratividade e investimento, terão uma ideia mais clara sobre como tudo isso funciona.

Entenda mais sobre Monta natural x IATF acessando o vídeo neste link e veja se a realidade da sua propriedade poderia abrir espaço para a inseminação artificial.

2020-08-27T14:02:39+00:00
WhatsApp Click aqui para você ser melhor atendido