Pular para o conteúdo

Mão de obra e as novas ferramentas tecnológicas

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” border_style=”solid” type=”legacy”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”true” min_height=”” hover_type=”none” link=”” border_sizes_top=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_sizes_right=”” first=”true”][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” content_alignment_medium=”” content_alignment_small=”” content_alignment=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” sticky_display=”normal,sticky” class=”” id=”” font_size=”” fusion_font_family_text_font=”” fusion_font_variant_text_font=”” line_height=”” letter_spacing=”” text_color=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]

Entre os maiores desafios nas atividades rurais, o principal é encontrar mão de obra qualificada, o que acaba se tornando um grande obstáculo para a maioria dos produtores. 

A princípio, o agronegócio era movimentado principalmente por negócios familiares, mas conforme os processos foram se desenvolvendo e se aprimorando, o nível de qualificação aumentou, até mesmo para aqueles que trabalham no campo desde cedo. Por isso, hoje em dia, exercer um trabalho com excelência para o setor pode ser complicado para alguém que não tem o embasamento necessário.

Além disso, outro motivo que contribui para a falta de mão de obra qualificada é a sua desvalorização, o que acaba tornando ainda mais difícil o desenvolvimento do negócio e a conquista de bons resultados, que dependem diretamente da qualificação do trabalhador.

Mas, para suprir e solucionar essa demanda, a Pecuária 4.0 ganhou espaço com uma produção mais inteligente, trazendo inovações e novas oportunidades. Aos poucos, as fazendas estão se tornando cada vez mais produtivas graças a equipamentos que deixam os processos mais rápidos e precisam de poucos, ou de nenhum operador, tornando os processos mais ágeis, independentes e integrados. 

Com essa evolução, quem não estiver preparado para se adequar às mudanças e às demandas exigentes do mercado, será deixado para trás.

A Pecuária 4.0 corresponde a uma gestão rápida, planejada e hiperconectada, devido à automação e tecnologias da informação que permitem operações muito mais eficientes. Os sistemas de produção ciber-físicos, uso da Internet das coisas, inteligência artificial, robótica, digitalização e mobilidade ganharam destaque, inseridos em um cenário que vem transformando radicalmente a forma que trabalhamos e vivemos. 

E como não poderia ser diferente, as ferramentas tecnológicas trouxeram inúmeros benefícios para a pecuária brasileira, que é referência mundial na exportação de carne.   

Agora, pecuaristas contam com uma série de equipamentos e softwares que automatizam e otimizam tarefas importantes do dia a dia da propriedade, aprimorando o controle, o monitoramento e a forma de se trabalhar, dando ao pecuarista o tempo necessário para gerir a fazenda. 

Graças às tecnologias integradas, dados do rebanho são recolhidos a todo momento, possibilitando que o produtor acompanhe com maior precisão a evolução e a saúde de cada animal – o que não era viável quando as fazendas dependiam apenas dos cuidados dos trabalhadores. Agora, é possível gerar e analisar um volume massivo de dados, facilitando a rotina e permitindo uma produção em larga escala. 

Entre as principais vantagens do investimento em soluções tecnológicas para a fazenda, estão o aumento da lucratividade, redução de falhas e erros, um melhor monitoramento de operações, a redução de desperdício e ações voltadas à sustentabilidade e ao bem-estar animal.  

Além disso, a Pecuária 4.0 também pode contribuir para melhorar o índice de produtividade e diminuir os gastos com mão de obra. Contar com essas inovações e investir em tecnologias no setor agropecuário é a solução que o seu negócio precisa para garantir um lugar no mercado e trilhar um caminho de sucesso.

E os produtos da Açôres estão aqui para te ajudar. Clique aqui para conhecer nossos equipamentos e descobrir como podemos tornar o seu manejo no curral muito mais lucrativo

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

WhatsApp chat