fbpx

Manejo Inteligente – Qual A Importância?

Manejo Inteligente – Qual A Importância?

O manejo inteligente é o diferencial que todo agropecuarista precisa. Investir em tecnologia e automação de processos é a chave para obter maior lucratividade e qualidade de produtos ou serviços que serão oferecidos.

É comum as inovações serem relacionadas somente com grandes fazendas, entretanto, o pequeno pecuarista também pode adaptar à sua realidade essas novas ferramentas para que, no futuro, também se torne um grande fornecedor.

Entender quais são as vantagens e porque o manejo do rebanho é tão importante abrirá a sua mente para a necessidade desse sistema.

Entenda o que é manejo inteligente

O manejo inteligente é um conjunto de tecnologias que visam a otimização de processos no ramo da pecuária. Então, de forma geral, tudo gira em torno de procedimentos mais rápidos e práticos, que, consequentemente, proporcionam maior lucratividade.

Entretanto, a lucratividade é apenas uma consequência. Há muitas outras coisas envolvidas quando há uma estrutura de manejo de animais.

O pecuarista que investe em manejo está apostando em automação de processos, trazendo mais segurança para o trabalho e, também, maior bem-estar de todas as partes envolvidas.

Investindo em alta produtividade

Produtividade é a relação da produção com o tempo. Ou seja, quanto maior for a taxa de produção em uma unidade de tempo, maior a produtividade.

Esse é o objetivo de qualquer empresa, pois quando a produtividade é maior, menos se gasta para gerar o produto final (afinal, tempo é dinheiro).

Então, se o manejo inteligente tem por objetivo a agilidade de processos, isso quer dizer que a produtividade é maior.

No caso da eficiência reprodutiva das vacas, por exemplo, quando há um eficiente sistema é possível aumentar consideravelmente a taxa de fertilização. Ou seja: MAIOR PRODUTIVIDADE! A Fazenda como um todo tem maior lucratividade.

Bem-estar animal: quais são as consequências

Ao investir no manejo há o investimento no bem-estar do animal. Além das questões morais de isso ser importante, é preciso lembrar que quanto menos estresse as cabeças passarem, melhor será a qualidade de seus subprodutos.

A irritabilidade nos animais não somente afeta sua carne ou leite, mas, também, em lidar com eles. O que é mais fácil: lidar com animais tranquilos e mansos ou ariscos?

Na hora de aplicar a vacinação, por exemplo, bois e vacas ariscos podem causar muitos acidentes.

Boas condições de trabalho para o operador

Os benefícios do manejo inteligente não se resumem somente aos animais e sua produtividade, mas, também, aos operadores.

As condições de trabalho também melhoram. Hoje em dia há no mercado uma linha de troncos antirruído, por exemplo, e isso aumenta consideravelmente o conforto do trabalhador durante toda a operação.

Seguir as normativas de Saúde e Segurança do Trabalho é prezar pela saúde de sua equipe.

O manejo inteligente possibilita o acompanhamento preciso

Quando é feito o manejo inteligente de forma completa é possível integrar a balança eletrônica com softwares.

Tais programas conseguem fazer o acompanhamento de todos os animais. Então, verificar a pesagem diária, dosagem, nutrição e todos os outros parâmetros se torna extremamente fácil e eficiente.

O gerenciamento de todas as cabeças se torna simples e a saúde dos animais recebem atenção individualmente.

Integração de ferramentas

É possível integrar diversas ferramentas em um único sistema, de forma que todas as etapas sejam controladas.

Tudo isso também é ótimo para o proprietário, pois – além da maior lucratividade – ele consegue acompanhar em tempo real como está sendo o desenvolvimento na fazenda.

Em resumo: o manejo inteligente proporciona agilidade, otimização, qualidade, bem-estar, produtividade, lucratividade e gerenciamento de todo o processo. Quer saber mais sobre esses equipamentos e como tudo funciona? Acesse a Troncos e Balanças Açôres.

2020-08-27T14:01:45+00:00
WhatsApp Click aqui para você ser melhor atendido