
Tornar o dia a dia na fazenda mais lucrativo é o principal objetivo dos pecuaristas. E para saber o que pode ser feito para tornar o trabalho no campo mais produtivo, nada melhor do que entender quais são as demandas do mercado.
Atualmente os consumidores querem produtos de qualidade em velocidade e escala cada vez maiores. Por isso, para aumentar a lucratividade na fazenda, é importante tomar uma série de decisões estratégicas e preparar o animal desde antes do parto. E a primeira dica para deixar o processo de criação mais produtivo, é investir na inseminação artificial.
Ao contrário da monta natural, a inseminação permite que o pecuarista defina as melhores características para o bezerro através de melhoramento genético, poupa tanto a matriz como o touro de possíveis lesões, diminui as chances da circulação de doenças infecciosas que poderiam ser transmitidas na hora da monta e possibilita o planejamento dos primeiros passos da cria, já que o pecuarista saberá quando será o parto.
Quando o bezerro nasce, o criador pode deixar que ele se alimente puramente do leite materno, ou pode dar início ao creep feeding e introduzir ração aos poucos à alimentação do bezerro. Essa iniciativa ajuda no desenvolvimento antecipado do rúmen e o prepara para o desmame.
Neste próximo passo, o pecuarista pode escolher entre o desmame normal, que pode levar até 8 meses, e o desmame precoce, que acontece 3 meses após o nascimento.
No caso do desmame normal, o bezerro demora mais tempo para se desenvolver e muito mais é exigido da matriz, que precisa de altos índices de nutrientes e não pode ser inseminada novamente até que o desmame ocorra. Já no desmame precoce, o bezerro se desenvolve mais rápido e a matriz pode começar a ser preparada para a próxima gestação.
A partir do desmame, uma dieta rica em nutrientes é o ponto chave para manter a saúde do animal. E conforme ele cresce, o manejo no curral se torna mais intenso, o que pode ser um problema caso o pecuarista não tenha mão de obra qualificada à disposição, ou equipamentos para facilitar a rotina.
No caso da mão de obra, nós sabemos que está cada vez mais difícil encontrar colaboradores qualificados para o trabalho no campo. Por isso, as inovações tecnológicas ganham cada vez mais espaço na fazenda, tornando a rotina muito mais eficiente e produtiva, e ainda garantindo o bem-estar do rebanho, o que resulta em uma carcaça macia e sem lesões com valor comercial muito mais alto.
De nada adianta todo o tratamento que comentamos antes, sem o manejo certo. Por isso, a Açôres tem os equipamentos que o seu curral precisa para aumentar a lucratividade do seu rebanho.
Quer conhecer os nossos produtos e descobrir como eles podem tornar o seu dia a dia muito mais produtivo? Então clique aqui