Pular para o conteúdo

Agrishow apresenta 1º tronco de contenção com controle remoto do mundo

  • por

Michelly Perez

Aliar a tecnologia com o trabalho desenvolvido no campo, a fim de garantir uma maior qualidade e agilidade tem se tornado um dos grandes objetivos de especialistas agrícolas. Na Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), ocorrerá a apresentação de um desses grandes projetos inovadores, o Gran Smart Prime, primeiro tronco de contenção de controle remoto do mundo. A patente oferece a experiência do manejo do gado equivalente à de jogar um videogame

Tido como um dos equipamentos indispensáveis na lida do gado, é muito recorrido para atividades como inseminação artificial, castração, identificação e ainda, a vacinação e a vermifugação. O novo projeto, oferece uma ampla capacidade de manejo, chegando a alcançar até os 10 mil animais, com uma média de 120 cabeças por hora. O Gran Smart Prime, oferece ainda uma tecnologia eletro-hidráulica embarcada 100% nacional, que possibilita uma velocidade total nos acionamentos.

Para quem ficou curioso em saber sobre o funcionamento deste sistema, a empresa explica que todos os comandos são acionados por um joystick exclusivo, que torna a experiência do manejo do gado tão fácil e prática que já chegou a ser comparada com a experiência de jogar um videogame. Cada botão possui uma função específica. O “J1” aciona o portão de entrada, “J2” a pescoceira 1, “J5” pode acionar tanto o empurrador de gado quanto o trapézio.

Agilidade para confinamentos

Para Gabriel Hauly, diretor da Açôres Troncos e Balanças, empresa dona da patente, destaca que o inovador sistema além de garantir a agilidade no processo, ainda oferece a oportunidade de realizar trabalhos mais precisos. “A tecnologia eletro-hidráulica embarcada é 100% nacional e foi constituída para proporcionar velocidade total nos acionamentos. Esse simples detalhe ajuda a reduzir a necessidade de mangueiras, melhora a precisão do manejo e a pressão dos movimentos”, avalia.

O modelo indicado para propriedades com grandes rebanhos, como é o caso de confinamentos e fazendas de ciclo completo, ganhou ainda, uma versão mais simples a fim de auxiliar também aquelas propriedades menores, tudo isso, sem perder a tecnologia e a qualidade.

“O modelo também possui uma versão mais simples, com um braço mecânico articulado que gira em 180º no lugar do controle remoto, mas, diferente do anterior, é recomendado a rebanhos menores, de até 5 mil cabeças, entretanto, conta com a mesma eficiência de 120 animais/hora”, pontua o diretor.

Flávio Porto, proprietário de uma das fazendas onde o sistema foi implantado, afirma que conheceu o equipamento em uma feira e destaca que tanto ele, quanto o seu filho ficaram surpreendidos pela qualidade e funcionalidade do Gran Smart Prime.

“Eu estive na feira de Cuiabá onde conheci o tronco, meu filho e eu ficamos impressionados com a qualidade do produto, pois a balança mesmo após cair no chão, ela continuou funcionando o que mostrou que o produto era bem rústico e funcional”, explicou Flávio que ainda fez questão de acrescentar que o valor utilizado pago no sistema foi um investimento do qual já não sabe viver e trabalhar sem. “Na verdade o que gastamos com a adquisição e instalação do tronco não foi um gasto e sim um investimento e depois disso, hoje, eu já não vejo pecuária sem ter um tronco desse da Açôres, facilita muito o nosso trabalho e eu posso garantir que não dá problema, funciona superbem e o único manejo que eu destaco que é necessário ter é igual ao de um carro, usou, sujou tem que lavar, essa é uma ferramenta de trabalho, o equipamento é muito robusto”, destaca.

Redução do número de funcionários

O trabalho que anteriormente era realizado por até cinco funcionários, na propriedade de Carlos Henrique Simões, com a chegada do tronco Gran Smart Prime, é realizado agora com apenas um funcionário, o que garantiu maior eficiência na hora da vacinação de seu gado e pontua que somente com os recursos tecnológicos é que a pecuária avançará e se tornará em uma pecuária eficiente e de resultados.

“Nós adquirimos o tronco e utilizamos já no processo de vacinação do gado, e foi muito eficiente, na parte de mão de obra e onde antes precisávamos de até cinco pessoas hoje com o tronco apenas um colaborador já faz todo o processo, permitindo ainda que a vacinação seja melhor executada e com maior eficiência e bons resultados com esta nova tecnologia sem fio”, finaliza.

Fonte:
http://www.oestadoonline.com.br/noticia/34984/agrishow_apresenta_1a_tronco_de_contenaao_com_controle_remoto_do_mundo

WhatsApp chat