
[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” border_style=”solid” type=”legacy”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”true” min_height=”” hover_type=”none” link=”” border_sizes_top=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_sizes_right=”” first=”true”][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” content_alignment_medium=”” content_alignment_small=”” content_alignment=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” sticky_display=”normal,sticky” class=”” id=”” font_size=”” fusion_font_family_text_font=”” fusion_font_variant_text_font=”” line_height=”” letter_spacing=”” text_color=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]
A lucratividade dos bezerros
A criação de bezerros é uma das atividades mais lucrativas da pecuária. Em julho do ano passado, o AgroLink noticiou que o ganho chegava a aproximadamente 4,92% de retorno líquido mensal, muito mais que várias aplicações financeiras.
E para deixar a prática ainda mais vantajosa, um fator muito importante a ser levado em consideração é o desmame, que normalmente ocorre de 6 a 8 meses após o nascimento, quando o rúmen já está desenvolvido e o bezerro pode se alimentar de forragem sólida sem problemas.
Mas para vários fazendeiros, esperar tanto pelo desmame não é uma opção. Na verdade, a escolha da janela de tempo certa para o período de desmame interfere diretamente na produtividade do meio rural, que deve considerar o desenvolvimento do bezerro, a alimentação da matriz e o ciclo reprodutivo do rebanho.
Por esses motivos, o desmame precoce se tornou a melhor opção para os adeptos da pecuária de corte.
Neste caso, ao invés dos 6 ou 8 meses de espera, os bezerros são separados das matrizes apenas 3 meses após o nascimento. Apesar de parecer cedo, essa prática aumenta os índices reprodutivos, já que a janela entre os partos diminui, e evita que as matrizes apresentem longos períodos de alta exigência nutricional, como ocorre durante a amamentação.
Além disso, a alternativa auxilia no processo de aumento de peso dos bezerros, já que a interrupção do fornecimento de leite faz com que o rúmen se desenvolva ainda mais rápido.
Em geral, é uma prática que traz muitos benefícios para os criadores, mas deve ser exercida com muito cuidado, já que neste caso o desmame ocorre em uma fase em que a imunidade passada através do colostro materno está caindo, e por ser tão jovem, o bezerro ainda não desenvolveu o próprio sistema de defesa.
Neste cenário, se o desmame não for feito corretamente ou de forma que o animal fique o mais tranquilo possível, ele provavelmente vai desenvolver várias doenças e pode até apresentar casos severos de diarréia.
Por isso, evitar outras mudanças como a descorna, troca de dieta, mudança de local ao qual ele está habituado ou até mesmo a vacina, é essencial para o sucesso do desmame.
Também existem outras formas de garantir que o processo dê certo, como desmamar apenas bezerros com o peso mínimo de 90kg, planejar para que o desmame ocorra na época de melhor pastagem e ainda aderir ao creep-feeding, alimentando com ração os animais que ainda estão amamentando.
Se bem aplicado, o desmame precoce aumenta (e muito) não só a sustentabilidade do sistema de cria, como os índices de reprodução, e graças às estratégias adotadas antes e depois de separar o bezerro da matriz, ele acaba se tornando um produto final de maior qualidade.
E essa é uma das várias formas que a sua fazenda pode encontrar para melhorar a produtividade e tornar o manejo do rebanho muito mais lucrativo.
Quer saber o que mais pode ser feito para deixar o dia a dia no campo mais prático e produtivo? Clique aqui.
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]